Projeto Empregadas



Em meados de 2008, Koki Baldeón e eu nos juntamos para fazer um novo projeto. fazia vários anos que eu tinha a ideia de fazer alguma coisa sobre empregadas domésticas.Além disso, estava muito interessado em experimentar o formato de teatro documentário. Eu tinha lido "The Laramie project" de Moisés Kauffman e o Tectonic Theater project, e conhecia o trabalho de Anna Deavere Smith.

Juntando essas duas coisas (teatro documentário e empregadas) fizemos o projeto. Depois o enviamos para o concurso de IBERESCENA na categoria de dramaturgia. Em dezembro nos avisaram que tínhamos ganhado e desde janeiro de 2009 começamos a trabalhar. Enquanto montávamos a equipe de trabalho, em fevereiro, Koki e eu ministramos oficinas de expressão artística com empregadas domésticas na Ong "La Casa de Panchita". Depois começamos a fazer as entrevistas que constituiriam o roteiro da peça, os ensaios, a edição do texto, a montagem da peça, etc. Recebemos também o apoio econômico do Centro Cultural de España.

A estreia foi no dia 14 de agosto de 2009 em elgalpon.espacio e tivemos uma pequena temporada de 14 apresentações. Depois, fomos convidados para apresentar a peça na Universidad de Ciencias y Humanidades de Los Olivos.

Em março de 2010 participamos do II Festival Fusiones Contemporáneas organizado pelo Centro Cultural  Peruano Británico. Em 2012 a peça se apresentou no dia 14 de fevereiro na Plazuela de las Artes e o dia 4 de março na Plaza Mercedarias em Barrios Altos. Ambas as apresentações foram organizadas pela Municipalidad Metropolitana de Lima . Além disso, nos dias17 e 18 de marzo, apresentou-se no Centro Cultural de España. Todas as apresentações foram muito bem sucedidas.






FICHA TÉCNICA:

Rodrigo Benza (diretor), Koki Baldeón (diretor de arte), Stephanie Orúe e Andrea Fernandez (atrizes), Sheillah Gutiérrez (produtora executiva), Nicolás Wangeman (música), Germán Tejada e Julio García (video), Mayra Barraza (assistente de direção) Hans Símpalo (operação de luzes e web), Monserrat Gómez de la Torre (Assistente de produção)

Podem baixar o texto da peça AQUI


No hay comentarios:

Publicar un comentario