Teatro Intercultural UNIA 2011


Entre os meses de agosto e outubro de 2011 voltei para Pucallpa para realizar uma experiência de teatro com estudantes da Universidad Nacional Intercultural de la Amazonía (UNIA) que constituiu o trabalho de campo para minha pesquisa de mestrado em teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), intitulada: O professor dialógico: um aprendizado a partir do teatro intercultural na Amazônia peruana.

A idea era fazer uma oficina de dois meses, porém tivemos que fazer duas oficinas de três semanas cada uma. Na primeira participaram ao redor de 10 estudantes, a maioria deles do grupo étnico Awajun, da zona do Cenepa (Amazônia norte). Junto com eles realizamos distintos jogos teatrais, improvições, y criamos máscaras guiados por Jorge Caparó (Capa).


Fotos Taller 1

Na segunda oficina tivemos mais participantes y uma maior diversidade étnica. Além de ter mais estudantes mestiços, participaram jovens dos grupos étnicos Awajun, Wampis, Shawi, Ticuna, Aymara, Shipibo-Konibo. Esta oficina também se baseou na utilização de jogos teatrais e improvisação que levaram à criação de uma peça de teatro a partir dos interesses y preocupações dos participantes. A peça, intitulada e você? apresentou-se no auditório da Universidade.


Fotos Taller 2

A experiência foi fantástica. Os estudantes tinham muita vontade de explorar e jogar, y mostraram muita disposição e criatividade. Tanto a peça criada quanto o próprio processo, tornaram-se um caminho para que os participantes possam refletir sobre sua própria realidade e inclusive seu próprio comportamento. Isto evidenciou-se na eleição dos temas da peça que estava contextualizada numa universidade intercultural. Nas cenas se apresentavam temas como a corrupção na contratação de professores, a discriminação entre estudantes e o costume de jogar o lixo no chão. A peça terminava com um compromisso pessoal de cada um dos atores (realizado na sua língua mãe) e convidando a plateia a realizar seu próprio compromisso: "Eu me comprometo a não jogar lixo no chão, e você?" "Eu não vou discriminar aos meus colegas, e você?"

Para a realização desta experiência contamos com o apoio das autoridades da UNIA, principalmente do Vice-Presidente académico, Augusto Montes e da professora Mónica Yon.

Adicionalmente, estiveram envolvidos Jorge Caparó (Capa) como professor de artes plásticas na primeira oficina, e Gabriela Perona, quem se encarregou das articulações com a Universidade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario